À Mesa - O Mel
À mesa - Açordas
Zirra
À mesa - Marmelos e Marmelada
" Descobrir à mesa as paisagens, os rostos, as pronúncias, os rituais da festa e do quotidiano, ir ao encontro do nosso imenso Portugal."
Olga Cavaleiro

Apresentação
Ao Sabor de Portugal
Ao Sabor das minhas viagens por Portugal conheço muitos dos cantos da nossa paisagem, descubro os risos e os lamentos de rostos calados pela tranquilidade, faço perguntas aos rios e às montanhas e percebo a cor do céu e a força da luz. Chego à mesa sempre pela mão dos amigos.
É um Portugal que descubro ao Sabor de histórias que vêm de longe e trazem consigo toda a força de uma família, de uma comunidade, de gente que fez da alimentação símbolo para mostrar a sua interpretação do mundo. E é isso que a gastronomia portuguesa tem de belo. Mostra-nos no excesso da festa e na escassez do quotidiano o sentir das pessoas.

Tese Académica
Tese Académica
Somos o que comemos e o que comemos é o que encontramos na natureza. Desde a origem da humanidade somos condicionados na nossa alimentação pelos recursos que encontramos no nosso ambiente mais próximo. Se a fome não é opção, mas imposição biológica, na busca pela abundância o nosso gosto é moldado pelo território quase até ao limite. Serão a fome ou a abundância filhas da geografia para além de consequência e causa de valores sociais e culturais. Nos tempos mais longínquos, antes do significado simbólico cultural e social, o homem penou na conquista da abundância e fê-lo à custa, ora da escassez, ora da pujança do que ia encontrando no seu caminho, em redor do seu habitat. Por isso a viagem alimentar da humanidade é feita de migrações, de movimentos no território, pois satisfazer o estômago implicava ganhar tempo à exigente e injusta sazonalidade dos produtos.
Pequenos tesouros

Figo com sabor a cereja
Juro que este figo sabe a cereja, não sei qual a variedade, mas gostava de saber. Corre uma lágrima em tons de rosa pelo olhinho e a sua cor deixou-me curiosa. Engraçado é que comi alguns, uns estavam fermentados, outros ainda verdes e outros estavam no ponto ideal de doçura.

Almofias
Almofias que contam histórias de sabor.

Dióspiros
O ponto perfeito. O momento em que adstringência dá lugar à doçura. Naquele dia, estarão perfeitos. É por isso que gosto de dióspiros.